sábado, 15 de outubro de 2011

Teorias Currículos

Foram vistas nesta segunda unidade as teorias de currículo, que são:

Teorias Tradicionais: Essa teoria tem como objetivo principal a formação do aluno para o mercado de trabalho, tem a característica de ser muito conservadora e ter a didática tradicional e enxerga a escola como uma fábrica.
                                           funciona como uma fábrica 
                                             professor autoridade máxima  


Teorias Críticas: Surgiram a fim de se opor a algumas visões da teoria tradicional, questiona principalmente a sociedade capitalista que utiliza a educação para a reprodução de suas ideologias.  


Teorias Pós-Críticas: É uma continuação dos pensamentos críticos juntamente com novas ideais. Direciona suas bases para um currículo no qual se vincula conhecimento, identidade e poder com temas como gênero, raça, etnia, sexualidade, subjetividade, multiculturalismo, se respeito as diferenças, entre outros.


 Minha escolarização teve influência das teorias pós-críticas, pois nela já se falava em temas destas teorias como: etnia, ética, multiculturalismo, gênero, diferenças, etc.
  Podia notar essa influência pós-crítica, por exemplo, as palestras que eram feitas no colégio eram sobre temas relacionados a sexualidade, drogas, violência, que são conceitos bem modernos que não eram abordados antigamente nos colégios, e também nas próprias aulas os professores traziam discussões sobre temas atuais que estavam acontecendo no mundo naquele momento.     

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