segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Posicionamento sobre as novas didáticas


Na unidade III estudamos sobre as novas didáticas e as didáticas tradicionais.

Eu acho que as novas didáticas têm aspectos bem importantes como:

a) A importância dada ao aluno, como sujeito ativo da sua aprendizagem, mais do que ao professor enquanto transmissor de conhecimentos.
b) A insistência sobre a construção progressiva de saberes e de saber-fazer, não só através de uma atividade adequada, mas também através de interações sociais tanto entre os alunos como entre o professor e os alunos.
c) A vontade de levantar os obstáculos entre as disciplinas, de privilegiar as competências funcionais e globais em oposição à aquisição de noções e de saberes fragmentados.
d) A vontade de tornar a escola receptiva à vida, de consolidar as aprendizagens escolares nas experiências cotidianas, na "vivência" dos alunos. 
e) O respeito pela diversidade das personalidades e das culturas.
f) A valorização da autonomia da criança, do "self-government"do grupo-turma, pelo menos dentro de certos limites.
g) O valor consagrado à motivação intrínseca, ao prazer, à vontade de descobrir e de fazer, em oposição ao método de promessas e ameaças.
h) A importância dada aos aspectos cooperativos do trabalho escolar e do funcionamento do grupo-turma, em oposição às tarefas estritamente individuais e à competição entre os alunos.
i) A importância dada à educação e ao desenvolvimento da pessoa, em oposição a uma ênfase exclusiva sobre os saberes ou os saber-fazer.



Analisando essas características posso ver como são boas as idéias trazidas pelas novas didáticas, mais mesmo sendo a favor dessa nova forma de pensar a educação acho que não podemos abandonar de vez a didática tradicional, pois é através dela que temos mais controle sobre a turma durante as aulas e também para um professor é mais fácil dar aulas da maneira tradicional, pois economiza mais tempo e é menos trabalhoso.
Então talvez a melhor saída fosse fazer um equilíbrio entre essas duas formas de dar aula e também  se os professores não tivessem que cuidar de tantas turmas ou não precisassem pra aula em mais que uma escola,  teriam tempo para preparar aulas mais dinâmicas e interessantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário