Ela precisa possuir o caráter de contribuição para a formação do aluno e, não apenas, classificar e medir aprendizagens.
Para o professor, a avaliação formativa orienta e regula a prática pedagógica, facilitando ele detectar qual o nível de conhecimento do aluno e o ajudar a ampliar seus conhecimentos.
De modo geral, temos três dimensões na perspectiva formativa:
Avaliação diagnóstica (ou avaliação inicial) : feita no início, com o objetivo de identificar o conhecimento prévio dos alunos, suas estratégias e capacidades.
Avaliação processual: feita ao longo de uma etapa do ensino, definida através de diferentes instrumentos de avaliação na perspectiva formativa.
Avaliação somativa (ou avaliação final): etapa em que o resultado da avaliação é organizado, resultando na nota/conceito.
Outro aspecto importante da avaliação formativa é a respeito da correção de um trabalho ou exame, que diz que devemos buscar conhecer às estratégias de resolução utilizadas pelos estudantes para resolver os problemas. Depois da avaliação o professor deve dar o retorno aos alunos e fazer com que a própria correção torne-se texto de aprendizagem e não sirva para confirmar ignorâncias ou penalizar os alunos